Pular para o conteúdo
Início » Teatro Gestáltico – Belo Horizonte

Teatro Gestáltico – Belo Horizonte

- Teatro Gestáltico -

Uma Jornada Mística

O Teatro Gestáltico em uma Jornada Mística é um percurso artístico, terapêutico e psico-espiritual baseado na interface entre a Gestalt Viva de Claudio Naranjo, o Eneagrama e o Teatro.

O projeto propõe um aprofundamento no processo de autoconhecimento tendo como fonte de pesquisa e inspiração uma obra literária que versa sobre o despertar da consciência e a jornada épica do ser humano em busca da transcendência.

Ao longo de todo o processo, o grupo mergulha no conteúdo simbólico e arquetípico da obra, tecendo relação com sua vida pessoal. Na vivência propiciada por essa imersão caminham, de um lado, a criação artística e, de outro, o trabalho terapêutico com enfoque na Gestalt Viva, no teatro gestáltico e no estudo da Psicologia dos Eneatipos.

O teatro é a linguagem artística predominante no trabalho, com seus elementos expressivos, coletivos e ritualísticos, em constante diálogo com a poesia e a literatura, a dança e a musicalidade.

Do ponto de vista da criação, o projeto aborda aspectos formais e a instrumentalização técnica para o teatro e a linguagem da máscara teatral, desencadeando a montagem de um espetáculo cênico, com dramaturgia livremente inspirada na obra original.

Do ponto de vista terapêutico, o trabalho se baseia nos preceitos e técnicas da Gestalt Viva de Claudio Naranjo, aprofundando em seu experiencialismo ateórico e no estudo aplicado do caráter segundo o Eneagrama.

Para além do psicológico, a obra escolhida é fonte de inspiração para uma viagem interior poética, filosófica e espiritual.

Tem na Coordenação Artística e Terapêutica os diretores da unidade BH do Instituto Gestalt de Vanguarda, Pedro Caldas e Luciene Borges, ambos Gestalt-terapeutas e artistas, com formação em Teatro Terapêutico no Estudio Internacional del Actor Juan Carlos Corazza (Espanha) e terapeutas do Programa SAT no trabalho de teatro gestáltico.

Na Direção do Espetáculo e Técnica de Máscara Teatral, conta com a atriz e diretora especializada em máscara teatral Renata Arnesto, da França, também terapeuta do Sistema Rio Aberto.

O psicólogo e gestaltista Joaquim Elias, também ator, diretor e preparador corporal, assina a Assistência de Direção e Assistência Artístico-Terapêutica. A bailarina, coreógrafa, Gestalt-terapeuta e especialista em Dança-terapia Gabi Corrêa, assina a Direção de Coreografia e Assistência Artístico-Terapêutica.

O projeto conta ainda com a participação da cantora e preparadora vocal Amanda Prates; do artista plástico e artesão Rogério Alves e do comunicador social Daniel Caetano, colaborador no desenvolvimento da dramaturgia e estudo da obra.

Dado seu caráter de aprofundamento, o projeto é aberto a alunos e ex-alunos das Escolas de Gestalt Viva Claudio Naranjo e às pessoas que já passaram pela introdução à Psicologia dos Eneatipos e/ou o Programa SAT. É também aberto a artistas, terapeutas e buscadores que ainda não tenham tais pré-requisitos mas podem requisitar participação de um processo de seleção mediante entrevista.

Confira abaixo as edições do projeto!

Ramayana: A Jóia da Perfeição (2ª edição)

Inscrições abertas!

A segunda edição do projeto “O Teatro Gestáltico em uma Jornada Mística” mergulhará no universo do Ramayana, épico poema sânscrito de Valmiki, que versa sobre a busca da virtude e do amor universal.

De forma alegórica e com grande significado psicoespiritual, é narrada a saga do homem virtuoso em busca de superar a sua própria humanidade, vencer seus demônios internos, servir fielmente aos seus princípios e ao seu propósito de vida.

Rama devota cada gesto, cada empreendimento seu, à busca do amor universal, como um herói que atravessa desafios incríveis em busca de vencer a si mesmo e ofertar seu coração redimido aos seres que hão de passar pela mesma estrada, lapidando a sua própria joia interior até a perfeição.

O percurso criativo desta jornada se dará em 10 módulos intensivos experienciais, que incluem a vivência artístico-terapêutica, a instrumentalização técnica e a montagem e apresentação de um espetáculo livremente inspirado na obra escolhida. O projeto conta com equipe de Gestalt-terapeutas e artistas de renomada atuação no mundo das artes cênicas.

 

A Viagem Inevitável (1ª edição)

Em sua primeira edição, o projeto foi baseado no clássico da literatura sufi, A Linguagem dos Pássaros, do persa Farid Ud-Din Attar, e teve como resultado artístico o espetáculo teatral: “A Viagem Inevitável”.

Ao longo dos 18 meses, o bando atravessou um profundo processo de vivência e pesquisa.

Ao final dessa viagem, os alunos haviam realizado um percurso que se expandiu para dentro e para fora, propiciando, ao mesmo tempo, um profundo trabalho de crescimento pessoal, uma forte experiência de grupo, a conexão com o Sagrado e uma instigante experiência de expressão e criação.

Confira a galeria de fotos da primeira edição: