Formação em Teatro Gestáltico: A Loucura que cura
Unidade São Paulo

O organismo das mil personagens:
Uma travessia pela criatividade orgânica e a teatralidade sanadora

Nascermos para o conhecimento de nossa natureza orgânica como fonte de inspiração criativa e descobrir que a Criatividade é inerente ao ser humano e que a loucura criativa cura nossa Natureza psicológica. Nutrirmos a expressividade de nosso corpo físico, emocional, mental e motor.

Assumirmos que somos "atores de uma grande diversidade de personagens", vivendo-os de forma singular, individual e comunitariamente, tomarmos consciência do processo criativo interno e externo como um autoconhecimento curativo e criativo.

Inspiradas por orientações trazidos por Claudio Naranjo: Associaremos o conceito de que somos organismos tricerebrados (cognitivo, emocional e instintivo) (E O) com sistemas orgânicos em uma linha apoiada nos significados simbólicos dos deuses gregos Apolo (ordem) e Dionísio (entrega) onde levaremos os alunos a experimentarem a “loucura criativa” que leva a “cura”. A loucura dionisíaca abre novos espaços na profundidade de si e para isso é necessário experimentar soltar o controle, é como uma morte do ego, para se dissolver, para se fundir com o fundo divino de tudo.

"Utilizaremos o teatro pois a arte nos traz muitos benefícios, graças a uma estratégia que vence a nossa censura... distrai o nosso ego com as suas formas e consegue chegar ao nosso inconsciente a partir da sua não-forma.”
- Cláudio Naranjo

Fazendo essa travessia o aluno aprenderá por autoexperimentação a criar personagens a partir de polaridades com o objetivo de liberação da espontaneidade e criatividade.

Indicado para terapeutas formados ou em formação, Gestaltistas alunos ex-alunos ou vindos de outras escolas de Gestalt, terapeutas e psicoterapeutas de qualquer linha psicoterápica, psiquiatras, neurologistas, atores em formação e profissionais, estudantes de psicologia e estudantes e profissionais de áreas humanas interessados na percepção profunda dos personagens que nós, seres humanos atuamos. Aberto a pessoas que fizeram os SAT's (Seekers After Truth).

"En el Teatro Gestaltico trabajamos con el consciente y el inconsciente. En la Gestalt con la forma y el fondo. La accion es esencial en el Teatro Gestaltico dando mas importància a la experiència qu a las palabras o los pensamientos. El cuerpo es una creacion con la que nos inpiraremos, creando una comprension mas profunda de la estructura y funcion del organismo.
Actuaremos adentrandonos en las funciones de algunos de sus organos, teatralizando una diferenciacion de opuestos en ellos, consolidando la dialèctica del ser creador-creativo qu somos.”

Catalina Llado Aliu

“Esta é a viagem que iremos empreender juntas criando um campo de conhecimento e experimentação psicofísica-espiritual proporcionada pela visão do teatro e da Gestalt, puro experimentalismo ateórico que permite uma compreensão profunda do comportamento humano: afetivo cognitivo e conetivo dando ao aluno substratos para utilizar o teatro para uma profunda conscientização de si e a experimentação de novas possibilidades de ser e assim adquirir habilidade de proporcionar com a experiencia vivências neste campo.”

Fátima Caldas

Estrutura da Formação

A Formação constará de 6 módulos distribuídos em um período de 12 meses (1 ano). O primeiro e o último módulo com duração de 6 dias e os 4 módulos intermediários com duração de 4 dias. O primeiro módulo será em imersão em um hotel fazenda.

A Equipe será constituída pelas criadoras da ideia e do trabalho: Catalina Lladó e Fatima Caldas e pela equipe convidada: Ataliba, Morena, Luiz Alencar, Marcelo.

O pretendente a formação participará de uma entrevista seletiva e o número de vagas será limitado.

As vivências de cada módulo serão formativas para o aprendizado de teatro gestáltico vivencial. Nos encontros o aluno vivenciará meditação, movimento espontâneo, associação de diferentes órgãos e suas emoções, bem como será feita a utilização de contos populares em que se veem papéis claros e que podem ser lidos e encenados. .... e com eles será enfatizada a importância da teoria de campo que é a base gestáltica na qual podemos relacionar com as circunstâncias de lugar e tempo, relações básicas na linguagem teatral.

A formação proporcionará também noções básicas para formação e atuação de personagens desde texto, gestos, mímicas, cenários e cenas necessárias para conscientização da persona e criação de possibilidades de experimentação de novas maneiras de atuar na própria vida. Serão indicados estudos e leituras de autores textos vídeos e filmes.

Módulos

Módulo I

O Sistema Pulmonar e circulatório.
26 a 31 de JANEIRO
saiba mais

Módulo II

O Sistema muscular e articular.
20 a 23 de MARÇO
saiba mais

Módulo III

O Sistema Digestivo.
19 a 22 de JUNHO
saiba mais

Módulo IV

O Sistema de proteção e barreira: A pele.
18 a 21 de SETEMBRO
saiba mais

Módulo V

O Sistema Reprodutor.
27 a 30 de NOVEMBRO
saiba mais

Módulo VI

O Sistema Nervoso.
24 a 29 de JANEIRO (2026)
saiba mais

Corpo docente

Pesquisadora, pedagoga e diretora de teatro. Começou no teatro popular. Durante dez anos em Nova York, estudou dança e teatro. Fez parte da companhia off Broadway, Repertório Espanhol em Nova York, trabalhando com diretores latino-americanos em diferentes espetáculos.
Participou de várias séries e filmes. No teatro, trabalhou no “C.D.N .” da Catalunha no “Teatre Lliure” e no “Pez Luna Teatro” em Madri. Criadora de espetáculos com o “Teatro para Interessados” , a “Troupe de la Concordia” e a “Extraña Compañía”.
Professora de atores e pioneira no ensino de Teatro e Gestalt em escolas em nível nacional e internacional. Discípula de Claudio Naranjo, ensinando teatro no programa Sat em vários países.
Catalina Lladó
Sócia fundadora e Diretora do Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. Discípula, Diretora do Programa SAT Brasil.

Médica neurologista, especializada em neurociência. Gestalt-Terapeuta, especializada em psicoterapia clínica integrativa e professora das escolas de Gestalt Viva em diversos países. Formação em Constelação Familiar.
Fátima Caldas
Gestalt-terapeuta, terapeuta de Experiência Somática, roteirista e documentarista de cinema e TV. É autor de roteiros ficcionais premiados como dos longas-metragem “Tito e os Pássaros”, :Quanto Vale ou é Por Quilo?, dentre outras obras. Como documentarista, escreveu e dirigiu os longas para cinema “Saúde S.A.” e “Biocêntricos” além de séries para a TV como “Arte Ativa”, “Coreógrafos”, “Na Batalha”, dentre outras.

Benaim é também gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Cláudio Naranjo, formando em Experiência Somática pela ABT (Associação Brasileira do Trauma) e um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades, que realiza investigações e trabalhos terapêuticos com grupos de homens.
Ataliba Benain
Atriz amadora desde 1975, atriz profissional desde 1993, produtora e diretora teatral, coach de atores profissionais de teatro, cinema e televisão, capacitadora em oficinas para atores e não atores.

Trabalhou com diretores brasileiros consagrados, como Bibi Ferreira, Tizuka Yamasaki, Luiz Fernando Lobo, Denise Sarraceni, Wolf Maia, entre outros. Atuou em mais de 20 peças teatrais, em três filmes, três minisséries e uma novela. Participou em projetos de teatro-social em comunidades carentes. Gestalt terapeuta em curso.Pratica o teatro em módulos de psicologia do Eneagrama
Eliane Abreu
Gestalt terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vangurda Cláudio Naranjo, Escritor e idealizador de histórias para livros e jogos é sidha da meditação transcendental.
Luís Alencar